
Teologia é significante para o verdadeiro novo nascimento dos Cristãos. JESUS CRISTO é o fundamento da verdadeira Teologia.
31 de jan. de 2009
MENESTREL - William Shakespeare

29 de jan. de 2009
Que Deus louco é esse?

Teologia Sistemática

Além dos tradicionais assuntos tratados em uma Teologia Sistemática, esta obra proporciona ao leitor os seguintes diferenciais:
• Adota uma metodologia integrativa que analisa importantes questões religiosas, históricas, apologéticas e práticas. Essa metodologia divide o estudo em 6 etapas: definição do problema; estudo histórico e comparativo (com um estudo das religiões, seitas e filosofias mais significativas); estudo bíblico; estudo sistemático, estudo apologético e aplicação prática na vida e no ministério.
• Inclui respostas a problemas relevantes levantados pela situação cultural atual Portanto, o leitor terá em mãos uma obra que vai além da mera sistematização do ensino bíblico, pois procura responder de forma adequada a questões cruciais do contexto atual.
28 de jan. de 2009
Fórum Social inicia sem queima da bandeira americana

A novidade foi a ausência do tradicional "fora Bush" e da bandeira americana queimada. Um garoto que desfilou enrolado na bandeira do povo que elegeu o democrata Barack Obama nem chegou a ser vaiado.
Também houve gritos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saídos de grupos do PSTU, e a favor, no grupo do PT. Em vários momentos da marcha, que parou o centro da capital paraense, a crise econômica mundial foi lembrada em gritos, discursos, faixas.
Na verdade ela parece servir como uma espécie de combustível para o fórum, que vem perdendo força. A trombada do sistema financeiro é vista por muitos participantes como a confirmação das teses que defendem, sobre a necessidade de mudanças de rota na economia mundial.
Segundo os organizadores, quase 70 mil pessoas foram à marcha. Para os debates, que começam hoje e vão até domingo, o total de inscritos deve chegar a 100 mil.
Eles terão à disposição 2.400 eventos, entre seminários, debates, mesas-redondas, conferências, atos e manifestações. Na área cultural estão previstas 200 manifestações.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Extraído do site:
http://br.noticias.yahoo.com/s/28012009/25/manchetes-forum-social-inicia-queima-da.html
27 de jan. de 2009
Dica de Filme - O Clube de Leitura de Jane Austen

O CLUBE DE LEITURA DE JANE AUSTEN revela a vida de um grupo de amigas nos tempos de hoje através do mordaz ponto de vista de sua heroína literária.
Seis membros do clube do livro, seis livros de Austen, seis histórias entrelaçadas durante seis meses no moderno e ocupado cenário de Sacramento, onde a cidade e o relaxado subúrbio encontram a beleza natural. Enquanto as histórias contemporâneas nunca tenham sido parecidas com as de Austen, as cinco personagens encontram semelhanças, prognósticos, sabedoria e conselhos sobre suas próprias trajetórias em meio as tão amadas narrativas de Austen.
25 de jan. de 2009
Assista o vídeo primeiro.
Mas um Samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. Lucas 10:33
Fazemos distinção entre as pessoas. Julgamos o que está mal vestido, o deficiente e muitas vezes não vemos a capacidade que essas pessoas têm. Assim como na parábola do Bom Samaritano, todos dão a volta, voltam as costas para o que necessita de ajuda, mas o Samaritano, aquele que era marginalizado, discriminado, foi o único que se compadeceu do necessitado, do pobre que havia sido espancado, assaltado e deixado jogado na estrada. Jesus nos ensina que o próximo é o que ajuda, não o que está apenas perto de nós. Assim como no vídeo, a mulher julgou alguém que, no fim de tudo, estava querendo ajudá-la. Aqui, neste vídeo, ocorre o contrário, é o marginalizado que vem em socorro de alguém que o julga antes do tempo. Qual tem sido a nossa atitude em situações como esta? O que temos pensado de pessoas que se chegam a nós sem termos a mínima idéia do que querem? Qual tem sido o nosso julgamento? Temos esse direito: julgar sem saber quem é ou do que se trata? O chamado Bom Samaritano não pensou duas vezes, socorreu o homem que jazia na estrada, levou-o a uma hospedaria e ainda disse que se o dono da hospedaria tivesse algum gasto a mais com o pobre moribundo na volta ele pagaria o restante. Que nos sirva de exemplo esta atitude e que não julguemos, como fez a mulher, com o homem que apenas queria salva-la do trem.
João Marçal - Bacharel em Teologia
Soli Deo Gloria
24 de jan. de 2009

23 de jan. de 2009
Você se parece mais com Ele do que imagina

Às vezes nos sentimos sozinhos, como se ninguém pudesse entender o que se passa dentro de nós. Foi assim que Jesus se sentiu horas antes de ser entregue à morte, quando estava com os amigos que não conseguiram sequer manterem-se acordados ao seu lado.
Às vezes tudo aquilo que sabemos perde a força diante da confusão e do medo, da sensação de que até Deus nos abandonou, que não se importa conosco. Foi isso que Jesus sentiu quando teve a sensação que até o Pai o havia abandonado.
Se você é uma pessoa normal, que sente as dores desta vida, mesmo aquelas que não têm nome, se assume suas frustrações, se sua fé vacila, se muitas vezes tem vontade de desistir de tudo, então saiba, você se parece mais com Jesus do que imagina, porque Jesus se fez mais frágil do que imagina nossa vã teologia.
© 2009 Alexandre Robles
http://www.alexandrerobles.com.br
Caio Fábio

O SURTO ESPIRITUAL GLOBAL
O que mais vejo é a explosão de paixões da carne!
A sensação que dá é que quase todos estão embriagados.
Jesus, porém, mandou ficar “Acautelado e Vigilante”.
Disse que mantivéssemos a mente em oração a fim de vencermos nestes dias tão maus.
Quem for sábio andará atento, e não carente.
Caio
19 de janeiro de 09
Lago Norte/Brasília/DF
http://www.caiofabio.com.br
22 de jan. de 2009
21 de jan. de 2009

Anselm Grün é um monge beneditino conhecido e reconhecido no mundo inteiro. O autor cristão mais lido da atualidade já possui dezenas de livros publicados em 28 línguas, além de ser também o administrador da Abadia, em Münsterschwarzach, na Alemanha, sua cidade natal. Procurado freqüentemente como palestrante e conselheiro em vários países, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento no mundo contemporâneo.
Dica de Livro

19 de jan. de 2009
FILME: Desafiando Gigantes

Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé O PODER DA CRENÇA PROPORCIONA A HABILIDADE DE VENCER. Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.
15 de jan. de 2009
Com Cristo no barco

Eu estarei com vocês, todos os dias, até o fim. (Jesus Cristo)
Esta é uma das mais importantes promessas de Jesus aos seus discípulos. Até esta época, quando os judeus queriam “ver a Deus” eles iam ao Templo, que era a representação física da presença de Deus. Jesus, porém, afirmou que Ele é a Plenitude de Deus e que não há mais a necessidade de Templos, rituais, cultos ou qualquer elemento religioso que o represente na terra. Deste modo, só se “vê a Deus” através da fé, na consciência, não em lugares ou representações religiosas.
Outra razão importante para esta promessa era a de encorajar seus discípulos a permanecerem firmes depois de sua partida, porque apesar de todas as expectativas de triunfo constante, a vida lhes seria muito hostil a partir de então, de tal modo que
em alguns momentos eles se sentiriam sozinhos, abandonados, como se tudo o que viveram com Jesus não tivesse passado de uma ilusão. Como por vezes nos sentimos, como se Deus não existisse, ou não se importasse conosco.
Jesus prometeu estar conosco e fez questão de fazer destas suas últimas palavras porque sabia que precisaríamos lembrar disso muitas vezes, quando nos sentirmos sozinhos, quando percebermos nossa maldade, quando o mal sobre nós se abater. Ele não prometeu mares tranquilos, mas prometeu estar em nosso barco sempre. E podemos confiar que tudo está sob seu controle, como Ele confiou no Pai enquanto tirou uma soneca no meio da tempestade (Lucas 8.22-25).
© 2009 Alexandre Robles
www.alexandrerobles.com.br
10 de jan. de 2009
A Igraja do ourto lado

8 de jan. de 2009
Texto de Hebert Vianna
'Cirurgia de lipoaspiração?'
Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém,
nem falar do que não sei, nem procurar culpados,
nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo
que toda essa busca insana pela estética ideal
é muito menos lipo-as e muito mais piração?
Uma coisa é saúde outra é obsessão.
O mundo pirou, enlouqueceu.
Hoje, Deus é a auto imagem.
Religião, é dieta. Fé, só na estética.
Ritual é malhação.
Amor é cafona, sinceridade é careta,
pudor é ridículo, sentimento é bobagem.
Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção.
Roubar pode, envelhecer, não.
Estria é caso de polícia.
Celulite é falta de educação.
Mau caráter bem sucedido é exemplo de sucesso.
A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?
A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz,
não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem.
Imagem, estética, medidas, beleza.
Nada mais importa.Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria,
o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.
Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política.
Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.
Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber nas roupas,
quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...
Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulímicas,
de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural.
Não é, não pode ser. Que as pessoas discutam o assunto.
Que alguém acorde. Que o mundo mude.
Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.
'Cuide bem do seu amor, seja ele quem for'.
Herbert Vianna (Cantor e Compositor)
5 de jan. de 2009
A fé é a certeza sem as certezas humanas
A fé não precisa saber tudo. A fé sabe e confia em Quem tudo sabe!
A fé está aberta a tudo o que seja verdade e fato. Mas não se deixa condicionar por nada, pois o melhor conhecimento humano é sempre muito em parte, e, frequentemente, aquilo que hoje é inquestionável pelas certas-certezas humanas, amanhã se mostrará verdadeiro apenas em parte.
Einstein soube disso até morrer!
Ora, ele mesmo viu que verdades da Física eram sempre acrescidas de outras verdades contraditórias entre si, porém, inegáveis. Daí ele ter buscado a Teoria de Todas as Coisas, que seria a fórmula de conciliação de tudo.
Obviamente não conseguiu! Afinal, sem fé não se encontra tal fórmula.
A fé crê. A fé aceita o revelado. A fé transcende a tudo.
Por isso, quando não entende, o homem de fé entende que é normal não entender!
No entanto, a fé é baliza, é porta, é vereda, é rumo, é norte existencial.
Por isso, a fé não se confunde mesmo quando não sabe dizer a razão, pois na fé existe um tino de verdade que transcende as lógicas.
Por isso sem fé é impossível agradar a Deus, pois sem fé sobra apenas aquilo que agrada aos homens — ora, isso não é suficiente nem para a vida e menos ainda para a morte!
Assim, oro:
Senhor! Aumenta a minha fé!
Em Ti,
Caio
4 de janeiro de 2009
Lago Norte
Brasília
DF
www.caiofabio.com
www.vemevetv.com.br
2 de jan. de 2009
O que é o evangelho?
por
John R. W. Stott
a. O que é o evangelho.
O evangelho é Cristo crucificado, sua obra consumada na cruz. E pregar o evangelho é apresentar Cristo publicamente como crucificado. O evangelho não é, antes de mais nada, as boas novas de um nenê na manjedoura, de um jovem numa banca de carpinteiro, de um pregador nos campos da Galiléia, ou mesmo de uma sepultura vazia. O evangelho trata de Cristo na cruz. O evangelho só é pregado quando Cristo é “publicamente exposto na sua cruz”. Esse verbo, prographein, significa “exibir ou representar publicamente, proclamar ou expor em um cartaz” (Arndt-Gingrich). Era usado em referência a editais, leis e notícias que eram expostos em algum lugar público para que fossem lidos, e também com referência a quadros e retratos.
Isso significa que, quando pregamos o evangelho, temos de nos referir a um acontecimento (a morte de Cristo na cruz), expor uma doutrina (o particípio perfeito “crucificado” indicando os efeitos permanentes da obra consumada de Cristo), e fazê-lo publicamente, ousadamente, vivamente, para que as pessoas vejam como se o testemunhassem com os seus próprios olhos. Isso é o que alguns autores têm chamado de elemento existencial da pregação. Fazemos mais do que descrever a cruz como um acontecimento do primeiro século. Na realidade descrevemos Cristo crucificado diante dos olhos de nossos contemporâneos, de modo que sejam confrontados com o Cristo crucificado hoje e percebam que podem receber hoje a salvação de Deus vinda da cruz.
b. O que o evangelho oferece.
Com base na cruz de Cristo, o evangelho oferece uma grande bênção. Versículo 8: “Em tu serão abençoados todos os povos”. O que é isso? É uma bênção dupla. A primeira parte é justificação (versículo 8) e a segunda é o dom do Espírito (versículos 2-5). É com esses dois dons que Deus abençoa a todos os que estão em Cristo. Ele nos justifica, aceitando-nos como justos diante dele, e coloca o seu Espírito em nós. E ainda mais, ele nunca oferece um dom sem dar o outro. Todos os que recebem o Espírito são justificados, e todos os que são justificados recebem o Espírito. É importante observar esta dupla bênção inicial, uma vez que atualmente muita gente ensina uma doutrina de salvação em dois estágios, que primeiros somos justificados e só posteriormente recebemos o Espírito.
c. O que o evangelho exige.
O evangelho oferece bênçãos; e nós, o que devemos fazer para recebê-las? A resposta adequada é “nada”! Não temos de fazer nada. Temos apenas de crer. Nossa reação não consiste nas “obras da lei”, mas em ouvir a “pregação da fé”, isto é, não em obedecer a lei, mas em crer no evangelho. Obedecer é tentar fazer a obra da salvação pessoalmente, enquanto que crer é deixar que Cristo seja o nosso Salvador e descansar em sua obra consumada. Assim Paulo enfatiza que recebemos o Espírito pela fé (versículos 2 e 5) e que somos justificados pela fé (versículo 8). Realmente, a palavra “fé” e o verbo “crer” aparecem seis vezes neste pequeno parágrafo (versículos 1-9).
Assim é o verdadeiro evangelho, o evangelho do Antigo e do Novo Testamento, o evangelho que o próprio Deus começou a pregar a Abraão (versículo 8) e que o apóstolo Paulo continuou pregando no seu tempo. É a apresentação, diante dos olhos dos homens, de Jesus Cristo como crucificado. Nessa base tanto a justificação como o dom do Espírito são oferecidos. E se exige apenas a fé.
____________________________________________________________________
Fonte: STOTT, John. A Mensagem de Gálatas. Editora ABU; pp. 69-71. Para saber mais: http://www.abub.org.br/editora/livros/bibliafalahoje.htm
Este artigo é parte integrante do portal http://www.monergismo.com/. Exerça seu Cristianismo: se vai usar nosso material, cite o autor, o tradutor (quando for o caso), a editora (quando for o caso) e o nosso endereço. Contudo, ao invés de copiar o artigo, preferimos que seja feito apenas um link para o mesmo, exceto quando em circulações via e-mail.
Igraja? Tô fora!
1 de jan. de 2009
O evangelho maltrapilho

Deus é vida até para os mortos
