16 de dez. de 2009

CUIDADOS PALIATIVOS.


A "medicina paliativa" ou "cuidados paliativos" é a forma civilizada de atender aos doentes terminais, oposta principalmente aos dois conceitos extremos aludidos: obstinação terapêutica e eutanásia. Esta é uma nova especialidade de cuidados médicos ao doente em estado terminal, que contempla o problema da morte do homem numa perspectiva profundamente humana, reconhecendo a dignidade da pessoa no âmbito do grave sofrimento físico e psíquico que o fim da existência humana muitas vezes comporta.
No dia 15 de dezembro, no programa PROFISSÃO REPÓRTER, foi apresentado uma matéria sobre Cuidados Paliativos no Hospital do Servidor Público de São Paulo. Pra quem assitiu sabe o quanto é importante este tipo de trabalho, para quem não assistiu o programa acesse o link e veja quanto amor de uma equipe de saúde multiprofissional. Sem muito o que falar, acesse o link.
Paz e bem a todos.
João Marça

4 comentários:

  1. para ser um cuidador, ou fazer parte de uma equipe multiprofissional de cuidados paliativos, não basta querer tem que ter dom e tbm amor pelas vidas.
    parabéns a todos os que cuidam de pessoas em estado terminal.

    ResponderExcluir
  2. Ese tipo de tratamento, é um cuidade divino, é a mais alta expresão de compaixão. Amor, como nos foi ensinado pelo Mestre. Belo post.

    ResponderExcluir
  3. pois é minha querida, não é mesmo para qualquer um. eu vou tentar desenvolver aqui em londrina no hospital do câncer um trabalho de capelania voluntária, sei que vou chorar muito, sofrer bastante, mas Deus me dará forças.
    paz e bem pra ti Walkyria

    ResponderExcluir
  4. sou cuidadora e gostaria de fazer curso de cuidados paliativos .

    ResponderExcluir