19 de nov. de 2009

A DEFINIÇÃO DA EVOLUÇÃO DE BIOÉTICA


A DEFINIÇÃO DA EVOLUÇÃO DE BIOÉTICA NA VISÃO DE
VAN RENSSELEAR POTTER DE 1970 A 1998
Por: José Roberto Goldim
A melhor meneira de entender a Bioética talvez seja acompanhar a evolução de sua definição ao longo do tempo. O prof. Van Rensselear Potter propôs, em 1998, que a Bioética está atualmente no seu terceiro estágio de desenvolvimento. Caracterizou o primeiro estágio como sendo o da Bioética Ponte, o segundo como o da Bioética Global e o terceiro, e atual, como o da Bioética profunda.
A proposta original da palavra Bioética, feita em 1970, pelo Prof. Van Rensselear Potter, tinha uma grande preocupação com a interação do problema ambiental às questões de saúde. Suas idéias baseavam-se nas propostas do Prof. Aldo Leopold, especialmente na sua Ética da Terra. Atualmente, esta primeira proposta é classificada por ele próprio como Bioética Ponte, especialmente pela característica interdisciplinar que fi utilizada como base de suas idéias. Esta primeira reflexão incluía um grande questionamento sobre a repercussão da visão de progresso existente na década de 1960. O termo Bioética, ainda durante a década de 1970, devida à crescente repercussão dos avanços na área da saúde, foi sendo utilizdo em um sentido mais estrito. Estas propostas foram feitas, especialmente, pelo Pro. Warren Reich e pelo Prof. LeRoy Walters, ambos vinculados ao instituto Kennedy de Ética, da Universidade Georgetown/Washington Dc, e Prof. David Roy, do Canadá. Estes autores restringiram esta reflexão apenas às questões da assistência e pesquisa em saúde. Outros autores, como o Prof. Guy Durant, do Canadá, também assumiram esta posição ao longo da década de 1980, mantendo a base interdisciplinar da proposta original. Essta visão restritiva foi incorporada pela base de dados Bioethcsline, que consolida a produção de conhecimento na área de Bioética. O prof. Warren Reich reiterou, em 1995 sua perspectiva para o termo, incorporando à sua proposta de Bioética as perspectivas interdisciplinar, pluralista e sistemática.
Em 1988, o Prof. Potter reiterou as suas idéias iniciais criando a Bioética Global. O Prof. Potter entendia o termo global como sendo uma proposta abrangente, que englobasse todos os aspectos relativos ao viver, isto é, envolvia a saúde e a questão ecológica. O Prof. Tristran Engelhardt defendeu a proposta de que a Bioética é uma proposta pluralista. Esta proposta também teve diferentes interpretações. Alguns autores, como os Profs. Alstair V. Campbel e Solly Benatar entenderam o temro global não no sentido de abrangente, desde o ponto de vista interdisciplinar, mas como uma visão uniforme e homogênea em termos mundiais, enqaudrando-a no processo de globalização. Ou seja, que seria estabelecido um único paradigma filosófico para o enfoque das questões morais na área da saúde, caracterizando uma nova forma de "imperialismo".
Com o objetivo de resgatar a sua reflexão original, o Prof. Potter propôs, em 1998, a nova definição de Bioética Profunda,. Esta denominação foi utilizada pela primeira vez pelo Prof. Peter J. Whitehouse, aplicando à Bioética o conceito de Ecologia Profunda, do filósofo norueguês Arne Naess. Esta proposta abrangente e humanizadora da Bioética já vinha sendo defendida por outros autores, tal como o Prof. André Comte-Sponville. Em 2001 o Programa Regional de Bioética, vinculado a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) definiu Bioética igualmente de forma ampla, incluíndo a vida, a saúde e o ambiente como área de reflexão.
O fundamental notar como é importante para Potter manter na Bioética as características fundamentais - ampla abrangência, pluralismo, interdisciplinaridade, abertura e incorporação crítica de novos conhecimentos - em todas as suas propostas de definições.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog....
    No site que trabalho temos uma área só com o tema bioética na odontologia.
    Gostaria de realizar uma parceria?!

    obrigado
    Rafael P.
    Gerente de Novos Negócios
    cel: 11 7745-4907
    Id: 100*676
    www.OdontoINFO.com.br

    ResponderExcluir