27 de nov. de 2008




“Cristãos não são donos de Deus”, diz o bispo Tutu




Porto Alegre – Desmond Tutu, bispo da Igreja Anglicana na África do Sul e Prêmio Nobel da Paz foi a grande estrela da 9.ª Assembléia do Conselho Mundial de igrejas (CMI), realizada em Porto Alegre.


Na plenária sobre unidade das igreja, na qual foi o principal orador, foi aplaudido de pé pelos mais de 4 mil participantes do evento.


Enfrentou problemas que a maioria das igrejas ignoram. Gays e lésbicas, para o bispo, são tão amados por Deus quanto as pessoas ditas normais. E Deus, para ele, é “Deus” de todos, não apenas dos cristãos”.


O reverendo Desmond Tutu é um sobrevivente do apartheid, o movimento de segregação racial na África, para cujo fim ele lutou tenazmente. É professor de várias universidades, conferencista consagrado e autor de vários livros, sendo o mais recente “O Sonho de Deus”.


Polêmico, quando questionado sobre já ter dito que Deus não é cristão, ele respondeu:


“É verdade. Algumas vezes pensamos em proteger Deus, colocá-lo debaixo de nosso guarda-chuva; não levamos muito a sério que Deus é de todos. Mas não podemos colocar limites ao amor de Deus. Tive a felicidade de conversar, certa vez, com o dalai lama, uma das pessoas mais santas que já vi. Seus pensamentos, pregações, sua vida, tudo comprova que ele é um homem de Deus. Enquanto isso, há cristãos que ainda hoje acreditam que o apartheid era bíblico. Deus é universal; está no centro do cristianismo, mas também no budismo, no xintoísmo… Ele é poderoso e absoluto; não podemos prendê-lo.”


Fonte: Gazeta do Povo





Gostaria que fosse comentado essa declaração do Bispo Desmond Tutu, da África do Sul, no encontro mundial de igrejas em Porto Alegre no ano de 2006.


João Marçal


Bacharel em Teologia

6 comentários:

  1. Oooooooopa!
    É necessário ter um bocado de coragem prá afirmar isso, em se tratando de um bispo cristão.
    É engraçado. Pra mim, é obvio que ele está certo. O problema é encaixar isso na Bíblia...que é enfática na questão de só haver um caminho. Por outro lado, somos cristãos. Como ignorar o livro que é a base da nossa fé?
    Uma coisa é certa: não dá prá agir como se Deus fosse exclusividade nossa. Pessoalmente, acredito que Ele tenha se "vestido" de variadas roupagens, aparecendo da forma mais adequada para cada povo.
    E então? Como conciliar?
    Alguém tem alguma idéia?

    ResponderExcluir
  2. Em partes, o bispo está certo, os cristãos não são donos de Deus, mas por outro lado, na minha opinião, não posso conceber Deus no budismo ou no induísmo ou em qualquer outra religião que não seja cristã. É um paradoxo, na verdade, não há como conciliar fé cristã sem Cristo, com isso fica a minha dúvida: O Deus de Jesus, está nas outras religiões?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo....
    O Deus de Jesus, é Deus. Não importa como o chamamos. Acho que foi isso que o bispo quis dizer. Deus é Deus, não importa de que religião estamos falando.
    É claro que no caso de religiões politeístas ( como o hinduísmo)isso fica mais complicado. Mas, segundo meu minúsculo conhecimento, mesmo entre os politeístas há uma idéia de um Deus maior...como o deus desconhecido dos gregos.
    E aí, quem se arrisca?

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo que Deus está em tudo, mas não em todos. Concordo tbm que Ele ama, incondicionalmente, a todos, homosexuais, prostitutas, até mesmo a mim, mas não posso concordar com a declaração de que Ele, o Deus de Jesus, esteja em outras religiões que não seja cristãs, posso até admitir que Ele esteja no judaísmo, mas em outras religiões, principlamente politeístas, é difícil, mas posso estar errado tbm.
    abraço

    ResponderExcluir
  5. João....
    Qual a diferença entre o Deus de Jesus e o Deus dos Muçulmanos? A raiz é comum: judaísmo, cristianismo e islamismo, sai tudo do mesmo lugar!
    Quanto às religiões politeístas...é complicado mesmo. Mas não vamos esquecer que elas são muito mais antigas e milhares de povos viveram com base nela. Não sei se dá prá jogar tudo fora.

    ResponderExcluir
  6. realmente, Deus é um Deus que está ai para todos. temos que ter em mente, como diz o bispo, ninguém é dono de Deus, nenhuma cultura, nenhuma igreja, nenhuma religião. Ele está de braços abertos a quem quer que seja...
    fiquem na paz

    ResponderExcluir