16 de ago. de 2009

Uma Igreja que reflete o projeto de Deus

Efésios 4:11-16

Nesses versos de sua carta aos efésios o apóstolo Paulo deixa transparecer algumas características de igrejas que refletem o projeto de Deus. Vejamos:

A. Igrejas que refletem o projeto de Deus são Igrejas que envolvem uma variedade de dons. (v. 11 e 12a).
É verdade que Deus usa algumas pessoas para serem apóstolos, outras para serem profetas, outras para evangelistas, outras para pastores e mestres. Mas essas não são os únicos ministério na igreja. Existe uma variedade enorme de ministérios, consequencias dos dons que Deus nos dá.
Assim, uma igreja que reflete o projeto de Deus não fica girando em torno desse pastor famoso ou daquela pessoa super capacitada. Nenhum indivíduo é o centro das atenções da igreja.

B. Igrejas que refletem o projeto de Deus são igrejas centralizadas em Jesus (v. 12b).
"Para edificação do corpo de Cristo". Você não é a razão de ser da Igreja. O pastor não é a razão de ser da igreja. Jesus é essa razão. Pessoas que fazem parte não estão aqui para edificar nosso próprio reinado. Os dons e os ministérios não pertencem a você e não pertencem ao pastor. Tudo pertencem àquele que afirmou: "sem mim nada podeis fazer".

C. Igrejas que refletem oprojeto de Deus valorizam e pregam a sã doutrina (v. 14).
Não pregam ou ensinam suas próprias opiniões. No verso 14 o apóstolo Paulo exorta para que não sejamos como crianças, aceitando ser enganados "pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro". Precisamos continuar cuidadosos. Não podemos negociar o que não é negociável! A verdade não é nossa. Ela é de Deus. Não temos o direito de negociá-la.

D. Igrejas que refletem o projeto de Deus são amorosas (v. 15a).
As pessoas já sofrem muito lá fora. Cuidemos para que se sintam amadas aqui dentro.

E. Igrejas que refletem o projeto de Deus envolvem todos os seus membros (v 16)
Aqui o círculo se completa. Igrejas que refletem o projeto de Deus não apenas envolvem uma variedade de dons, mas também envolvem todas as pessoas. Cada parte do corpo faz seu trabalho. Ninguém é expectador. Ninguém fica esquentando o banco.

Oremos para que a sua igreja seja contada entre as igrejas que refletem o projeto de Deus.

Bispo João Carlos
Sexta Região Eclesiástica da Igreja Metodista

Nenhum comentário:

Postar um comentário