1 de ago. de 2009

MAGNÁLIA DEI

MAGNÁLIA DEI

Fascinante transformação!

As maravilhas de Deus. É o que significa Magnalia Dei. É o fascinium tremendum da gloriosa presença restaurada de Deus. É o numinoso fascinante, divino indescritível refletido na face de Jesus Cristo, o Messias prometido de Israel.

Conhecer este Deus é caminhar triunfante pelos vales da historia humana, saltitando de esperança, apesar das lutas e conflitos . A história da humanidade é um cavalgar em túmulos, mas a história de Deus entre os homens é um chamado para à libertação e à vida.

No Salmo 139, lemos sobre o ilimitado poder de Deus, a dimensão infinita e absoluta de Sua Glória. Davi afirma que os pensamentos de Deus excedem a areia do mar. Contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. Como diz a velha canção do sublime amor: “Maior que o mar, maior que o céu. Jamais alguém compreenderá”.

Encontramos neste Salmo quatro sessões. Compreendê-las enche nosso coração de luz, exorciza a mediocridade da auto-imagem negativa e oportuniza o andar em novidade de vida.

Estas sessões podem ser resumidas assim: 1. MARAVILHOSA PRESENÇA; 2. MARAVILHOSA LUZ; 3. MARAVILHOSO PROPÓSITO; 4. MARAVILHOSA TRANSFORMAÇÃO.

A gloriosa e maravilhosa presença da face de Deus revela-se a nós de maneira surpreendente em Jesus Cristo. Luz, propósito e transformação.
Na sua Luz veremos a luz. Na sua presença há plenitude de alegria. Nele a vida tem sentido, sabor e saber de eterno propósito. Antes da fundação do mundo Ele já nos tinha em seu coração. Tudo isso, como uma bússola aponta numa única direção. É Ele, somente Ele, a fonte de toda transformação efetiva e necessária.

O Salmista compreende essa MARAVILHOSA PRESENÇA, ao perguntar, “para onde eu fugirei de tua face?”. Responde com fascínio e admiração, “tu lá estás”. O lá pode ser longe para mim, mas sempre perto para o Deus que cria espaço. “Cercas-me por trás e por diante, e sobre mim pões a Tua mão”. Tu és o meu lugar espaçoso.

O Salmista celebra com triunfante dança, a MARAVILHOSA LUZ, da numinosa presença. “As trevas e a luz Te são a mesma coisa”. Parece que eu sou cheio de diferenças, de julgamentos, de relativismos. Deus, no entanto, rompe minha mediocridade, cala meus orgulhosos preconceitos, me acha onde estou e como estou, e, apesar de mim e de minhas fraquezas Ele me faz inteiro outra vez.

É nele que o MARAVILHOSO PROPÓSITO manifesta-se como assombro. O Senhor me conheceu quando eu era sem forma. “De maneira assombrosamente maravilhosa me formastes, e minha alma o sabe muito bem”. Minha vida tem sentido, “no seu livro estão escritos todos os meus dias, sem que nenhum deles venha a faltar”.

MARAVILHOSA TRANSFORMAÇÃO, não podia ser diferente. Por isso, “sonda, me… vê se há em mim um caminho mal, e guia-me por um caminho eterno”.

Magnalia Dei. As maravilhas de Deus em Jesus Cristo e no poder do Espírito Santo.

Texto extraído do blog:
http://silasbarbosadias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário