26 de mai. de 2009

ONDE VOCÊ ESTÁ?


Deus perguntou ao homem: “Onde você está?”

Gênesis 3.9



Adão e Eva desobedeceram a Deus e a primeira dimensão de morte que experimentaram foi o medo, de si mesmos, dos seus semelhantes e de Deus.
Este fato é a evidência de que invariavelmente passamos a vida toda tentando nos esconder. Temos medo de enfrentar quem somos, então tentamos apagar o poder de nossa consciência. Além disso, o medo de sermos rejeitados pelas pessoas nos força a criar personagens para a convivência social. Por fim, tendemos a desenvolver práticas religiosas e comportamentais na intenção de aplacar a ira que cremos seja divina contra nós.
Uma das maneiras que encontramos para este projeto de fuga é a ocupação. Com tarefas, problemas e ideais. As tarefas nos mantém ocupados, os problemas nos aliviam a culpa por aparentemente nos isentar de responsabilidades e os ideais oferecem a impressão de que o simples ato de sonhar nos torna pessoas melhores.
Por isso que Deus pergunta onde estamos, não para que Ele saiba onde estamos posicionados e sim para que nós nos encontremos em meio a tudo o que fazemos e a partir de tudo do que tentamos fugir.
A questão mais importante não é o que e como estamos vivendo nosso cotidiano e sim onde estamos em meio a tudo o que nos cerca. Aliás, é ali, nesse ambiente interior que Deus está trabalhando em nós.
© 2009 Alexandre Robles

Nenhum comentário:

Postar um comentário