16 de dez de 2012

FUTEBOL E O VAZIO INTELECTUAL




Presenciei fatos que me levaram a refletir – olha eu ai pensando novamente. Não existe nada mais sem sentido do que algo que leve pessoas a agirem fanaticamente, e vou me abster em falar aqui sobre religião. Mas os fatos que eu presenciei têm a ver com torcida de times de futebol.
Pessoas que, provavelmente, nunca se viram, se insultam porque torcem por times de futebol opostos. O simples fato que leva uma pessoa a torcer um time e não outro é motivo suficiente para que este leve um soco, uma paulada ou pedrada. Os jogadores ganham milhões e os torcedores são os que perdem, e muitas vezes a vida.
A partir de hoje (17/04/2010 – dia em que presenciei os fatos) não torço mais para time algum, e olha que nunca fui um torcedor fanático, mas apenas simpatizante de um determinado time.
O ser humano fanático é prejudicado, pois o fanatismo gera intriga, intolerância, briga e divisão. Não faço mais parte de grupos religiosos justamente por isso. Não fazendo parte de grupos assim não sou mais motivado a odiar aquele que é oposto àquilo que eu acreditava estar certo ou ser o melhor.
Torcedores, religiosos e até mesmo aqueles que professam serem ateus ou partidários de grupos políticos quando se deixam dominar pelo fanatismo a razão já não faz mais parte destas pessoas e, dependendo da situação, essas pessoas são facilmente manipuladas pelos líderes e credos dos grupos aos quais pertencem.
O fato que presenciei no dia acima citado foi o seguinte: peguei um ônibus, depois de um plantão exaustivo (era um domingo) para voltar ao aconchego do meu lar e neste ônibus havia alguns torcedores de um determinado time, até ai tudo bem. O problema foi quando chegamos ao terminal central porque lá havia outra torcida, que era exatamente do time que havia perdido o jogo naquele dia. O que inibiu que algo acontecesse entre ambas as torcidas foi a presença da polícia e de seguranças do terminal, porque eles chegaram a trocar palavras de insulto uns contra os outros, mas se não fossem os policiais e seguranças, uma briga entre essas torcidas seria certa.
O que me intriga é que aqueles jovens, com toda certeza, nunca se viram antes, mas o simples fato de torcerem por times opostos é motivo suficiente para os tornarem inimigos.
Tem um artigo de Kant intitulado: RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMINISMO? Que diz: Iluminismo é a saída do homem de sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem de te servires do teu próprio entendimento.
Está dito aqui, se você não agir por si só outros o farão. É isso que acontece com as torcidas, com partidários políticos e com religiosos. A grande massa é manipulada por não sair desta menoridade à qual Kant nos diz, e não consegue agir por si só, é incapaz de se servir do próprio entendimento. O homem só alcançará a maioridade quando ele romper este paradigma e eu diria que seria o andar com as próprias pernas, pensar por si só sem a influência de quaisquer grupos que seja.
Jonh Lennon na música Imagine idealiza um mudo onde não exista nada que divida o homem. Sendo assim, podemos observar que o problema não está no futebol, mas naqueles que torcem, assim como o problema não está na religião e sim nos seguidores e o problema também não está na política, mas nos partidários. Mas, tipos de atitudes como esta que eu presenciei, infelizmente, sempre irão acontecer.

2 comentários:

  1. Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Se desejar faça uma visita ao blog peregrino e servo.
    Também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais.
    É lógico que vou retribuir.
    Fique na paz de Jesus. E muitas vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, muito obrigado por suas palavras, passe, certinho, o endereço do seu blog, terei o maior prazer em vistita-lo e fazer parte do seu grupo.

      Excluir