23 de mar de 2009

NEUROTEOLOGIA - DIVINO CÉREBRO

Em livro, médico descreve asdesscobertas da neuroteologia,ciência que estuda reações cerebraisdiante das experiências místicas

Cilene Pereira e Mônica Tarantino


O neurocirurgião Raul Marino Jr., 68 anos, conhece o cérebro humano como poucos. Em 35 anos de carreira, estudou-o, analisou as mudanças de comportamento relacionadas à sua química e se preocupou em explicar os caminhos das emoções entre os 100 bilhões de neurônios do órgão. Trabalhou em alguns dos melhores centros de pesquisa, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Estudou para entender o que acontece no cérebro durante as orações, transes e outras práticas místicas. Na semana passada, Marino, professor de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, lançou o livro A religião do cérebro (Ed. Gente), no qual resume as descobertas mais recentes sobre a origem e os efeitos da experiência religiosa ou mística. “Fiz um depoimento sobre o que existe e acredito, como, por exemplo, o fato de que somos dotados de áreas cerebrais para que possamos nos comunicar com Deus”, disse Marino – além de médico, cristão –, na entrevista concedida a ISTOÉ.


ISTOÉ – Qual a concepção mais atual sobre o funcionamento do cérebro?

Raul Marino Jr. – Um dos princípios da neurociência do comportamento é que nossas experiências são geradas pela atividade cerebral. Assim, os sentimentosde amor, a consciência e até a presença de uma divindade estão associados a eventos que acontecem no cérebro.


ISTOÉ – E o que é a neuroteologia?

Marino Jr. – Estudamos o processamento das emoções relacionadas à religião,à espiritualidade, no cérebro.


ISTOÉ – Como são feitos os estudos?

Marino Jr. – Foram feitas experiências com monges e freiras em clausura mostrando como e quando áreas cerebrais se alteravam durante a meditaçãoe a oração. Viu-se que, em estado meditativo, eles apresentam alterações reaise detectáveis. Há mudanças na química do sangue e das ondas cerebrais.


ISTOÉ – Qual foi, até agora, o maior achado da neuroteologia?

Marino Jr. – Foi ter encontrado, no cérebro, as áreas ativadas pelaoração e pela meditação, quando entramos em contato com o divino.


ISTOÉ – E quais são essas regiões?

Marino Jr. – Uma das mais importantes é o lobo límbico e suas conexões.Lá estão estruturas que nos ligam ao Criador e ao significado do mundo.


ISTOÉ – Seu livro descreve experiências de estimulação de áreas do cérebro situadas no lobo temporal direito, seguidas de reações que podem ser interpretadas como experiências místicas. Pode explicar isso?

Marino Jr. – Durante os últimos 15 anos, um importante pesquisador, Michael Persinger, aplicou campos magnéticos sobre o hemisfério direito do cérebrode jornalistas, músicos, escritores e estudantes. Todos referiram-se à sensaçãode uma presença ou ao deslocamento para fora dos seus corpos. Uma das conclusões foi a de que crenças sobre a existência de deuses são propriedades normais do cérebro humano, tendo se desenvolvido em nossa espécie como funções para facilitar nossa adaptabilidade. O autor mostrou a evidência de que certas experiências de cunho religioso podem ser simuladas em laboratório. Isso não quer dizer, porém, que elas sejam fruto do cérebro. A experiência mística é algo que vem de dentro. E só o ser humano pode ter essa experiência divina. Só ele possui as estruturas cerebrais capazes de processá-la.


ISTOÉ – De que maneira os conhecimentos da neuroteologia podem melhoraro atendimento ao paciente?

Marino Jr. – Pode-se usá-los em favor do doente. É como ajudá-lo a usar umafonte de benefícios que ele tem em si próprio, mas que muitos desconhecem.
ISTOÉ – Quais são esses benefícios? Marino Jr. – A vivência da espiritualidade ajuda no bom funcionamento do organismo. As pessoas que têm fé se recuperam melhor de tratamentos dedoenças crônicas, por exemplo.


ISTOÉ – No livro, o sr. afirma que a intuição é uma ferramenta que desprezamos cada vez mais. Como usá-la melhor?

Marino Jr. – Uma das maneiras é aprender a fazer silêncio para ouvir a sua voz.Ela não é alta e clara, dizendo faça isso ou aquilo. É um sopro, um sentimento,uma certeza. Isso depende de prática, de meditação, oração ou como você quiser chamar esses momentos em que a pessoa se desliga da corrente dos acontecimentos e entra em contato consigo e com Deus.
João Henrique R. Marçal

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